“Por que devo te contratar?” Se você está procurando ou já participou de uma entrevista de emprego, deve saber que essa pergunta é muito comum.
Se você chegou na entrevista individual de um processo seletivo pode ser um sinal que você tem um alto potencial para ocupar o cargo. Mas, assim como você tem esse alto potencial, seus concorrentes também.
Essa pergunta pode der a determinante para que o recrutador decida quem fica com a vaga
Vamos te ensinar como responder da melhor maneira
Por que devo te contratar: entenda o que o recrutador quer saber
Quando o entrevistador pergunta “por que devo te contratar”, ele na verdade quer saber qual o seu diferencial que te torna o melhor candidato para a vaga de emprego
Para responder bem, você deve lembrar que as empresas não contratam por caridade. Uma contratação é um investimento e como todo e qualquer investimento, espera-se um alto retorno.
Então seja claro e encaixe na sua resposta o problema que você vai resolver.
Os problemas podem ser diversos e dependem da área que você está concorrendo, pode ser para aumentar o número de vendas, para fortalecer a imagem da empresa, para aumentar a produtividade de uma fábrica, para melhorar o relacionamento com consumidores, entre outras coisas.
Com base na sua resposta o recrutador saberá se você está dentro do perfil da vaga e da empresa.
Como estruturar suas respostas?
Sem dúvida essa é uma das perguntas mais importantes da entrevista de emprego, e para sua sorte existem maneiras de estruturar sua resposta antecipadamente.
O primeiro passo é analisar detalhadamente o anúncio da vaga, seus requisitos e a empresa contratante
1. Observe os requisitos da vaga
Primeiramente, você deve voltar ao anúncio da vaga e tentar entender o perfil que a empresa está querendo contratar.
Faça uma lista contendo:
- Requisitos;
- Habilidades;
- Conhecimento;
- Experiência;
- competências.
2. Compare a lista com as suas qualidades
Após isso, você deve elencar as suas qualidades e que atendem aos requisitos da vaga, semelhante com o que fez na etapa anterior. Faça pequenas anotações para não perder aquelas ideias que podem surgir nesse momento.
3. Selecione algumas dessas qualidades para estruturar sua resposta
O objetivo aqui é focar nos seus pontos fortes e que são importantes para o cargo e a empresa.
Para ajudar a estruturar a sua resposta se faça algumas perguntas:
- Você já trabalhou no segmento?
- Concluiu algum curso recentemente que a empresa julga indispensável?
Essas informações são muito importantes para a decisão do recrutador.
4. Estude a empresa
Você sabia que não conhecer a empresa é um dos principais erros na entrevista? E esse conhecimento é essencial para que você possa estruturar melhor a sua resposta.
Já que ela deve alinhar também com o momento da empresa, entender o segmento que ela atua e os problemas que ela enfrente. Sempre mostrando que você tem sabe onde podem estar os problemas e quais seriam as possíveis soluções.
Visite o site da empresa, estude sua missão, visão e valores. Entenda a cultura da empresa, busque notícias relacionadas a ela e ao seu mercado, e principalmente causas que a empresa apoia.
5. Demonstre entusiasmo
De acordo com Jessica Vann, fundadora e diretora do Maven Recruiting Group, empresa de São Francisco (EUA) especializada em Recursos Humanos, as pessoas são atraídas por profissionais empolgados que realmente amam o que fazem.
É o seu caso? Esse é o melhor momento para deixar isso claro. Justifique as experiências que a empresa busca e que você possui, falando do que já realizou e como você ama o que faz.
Se ligue! Cuidado com a sua comunicação não-verbal, no jeito como olha para o entrevistador e seus gestos. O brilho nos olhos conta muitos pontos. Isso também vale para entrevista por vídeo.
6. Mostre que você se identifica com a cultura da empresa
Uma das maiores preocupações das empresas é encontrar pessoas que tenham deem match com a cultura da empresa.
Se você seguiu os passos 1 e 4 saberá identificar se você e a empresa deram um match ou não. Se você percebeu que combina, é mais um ponto importante para você brilhar os olhos e mostrar o quanto quer aquela vaga.
Mostre que você está bem informado sobre a cultura da empresa, o que encontrou nessa pesquisa e de que forma acredita que possa se encaixar à cultura da empresa.
7. Pense com antecedência
Você já deve ter escutado que numa entrevista você deve ser você mesmo. Isso não quer dizer que você deve chegar lá totalmente despreparado esperando que seja apenas uma conversinha.
Quando você for convocado para uma entrevista, você deve pensar como responder essa e outras perguntas da melhor forma possível.
Além de uma preparação você estará fazendo um excelente exercício de autoconhecimento.